sábado, 10 de março de 2012

Andando pela rua hoje comecei a reparar no meu bairro, que fica na zona oeste do Rio de Janeiro, e observei como as coisas estão mudando.
Campo Grande, meu bairro, foi visto por muitos, durante muito tempo, como um bairro dormitório, que ainda é, visto que está muito distante do Centro da cidade, e como um nicho de empregadas domésticas. Ouvi muito isso durante minha graduação de meus colegas de turma.
Hoje, na padaria, que vem investindo na aquisição de um novo público, com atendimento e produtos diferenciados, percebi que essa realidade ficou no passado. 
Por que pensei nisso hoje?
Porque na fila para pagar o pão, que estava ótimo, vi duas adolescentes de colégios particulares caríssimos instalados no bairro e que estavam ansiosas pela "night" que estava por vir, como qualquer adolescente que se preze.
É, duas meninas que, há algum tempo, de acordo com o papo e aparência, estariam em uma padaria da zona sul, hoje estão aqui, bem pertinho.
Fazem parte dessa nova classe média que, agora preferiu não sair do bairro que os fez crescer, a nova classe média de Campo Grande, que antes "pulava a serra" e emergia para os condomínios de alto padrão da Barra da Tijuca.
Agora eles preferem ficar por aqui, desfilando seus carros importados, frequentando restaurantes caros que começam a pipocar pela região, gastando seu dinheiro no shopping, que se expandiu pra atendê-los.
Qual será o motivo que os faz permanecer aqui verdadeiramente?
Não sei essa resposta, mas fico feliz em ver que as pessoas estão conseguindo alcançar um novo padrão. Fico feliz em ver que a sonhada zona sul já não é mais o "el dorado" para toda uma população. Fico feliz em perceber que essas pessoas conseguem manter um pouco de suas raízes.
Mas feliz mesmo eu fico em ver que a concentração de renda vem se espalhando, ainda que com passos de formiga. 
Pode parecer bobagem, mas é o que está acontecendo.
Isso é bom.
A despeito de todas as críticas, as políticas públicas estão funcionando, lentamente, mas funcionando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário